ALMA DOIDA
Sinta onde sua alma quer te levar
O que ela precisa e quer ver
Ou quer realizar?
E o que ela quer revelar?
Faça um acordo com sua alma
Ouça e atenda sua voz interior
Discuta com ela se preciso for
Se ela quer te levar para um mal caminho
Segure-a num corpo livre e sadio
Se ela quer sair por aí e dar uma de doida
Prenda-a em algum prazer num corpo íntegro
Se ela quer destruir seu corpo
Tente convencê-la que você precisa dele
E vai cuidar bem dele
Se ela necessita de amor
Carinho e atenção
Eu estarei aqui para te dar
Tudo de bom que tenho
Guardado em meu coração
E você só precisa fazer
Essa sua alma inquieta
Aceitar.
Lualfavênus
A alma e o espírito precisam de um corpo para amar, gozar, morrer e transcender.
A sexualidade é
desígnio da alma e a alma é um mundo a ser explorado, compreendido sem
determinismos temporais e comportamentais mas, transformadores.
"Alma: etimologia,
sentido, significado e referência!
por Paulo Faitanin
UFF
1. Origem do
conceito: Palavra rica em significados e referências. Durante toda a exposição
filosófica a palavra alma supõe análise de sua origem, natureza e destino.
Saber o que significou e o que ainda significa esta palavra no contexto grego
nos ajuda muito para uma melhor compreensão de como não houve substancialmente evolução
semântica de significado e uso desta palavra nas principais línguas
indo-européias.
2. Na origem
sânscrito-grego: a palavra grega [psyché] aparece como deverbal do verbo
[psýchein], «soprar, emitir um sopro». O verbo [psýcho], «eu sopro, eu deixo
escapar o ar» tem provavelmente como origem a forma não sufixada [psýo], que
representa a raiz bhes-, soprar , atestada no sânscrito bhas-tra, fole , e no
sânscrito-védico, da qual originou sua raiz, [á-psu]: sem sopro, sem força .
Este termo
significou o sopro, a respiração, o hálito, a força vital, a vida sentida como
sopro , daí alma do ser vivo, sede de seus pensamentos, emoções e desejos ,
donde o próprio ser, a individualidade pessoal, a pessoa, a parte imaterial e
imortal do ser .
3. Na origem
hebraico-árabe: A palavra grega pneuma [pneuma] é equivalente semântica da
palavra hebraica ruah que designa em seu sentido genérico respiração e, em seu
sentido específico hálito, alento vital, alma, espírito, sopro . O seu
correspondente em árabe é rúhun, que designa sobretudo alma. A palavra hebraica
para alma é nefesh, com o sentido de sopro . Sua correspondente árabe é nafsun,
que se refere especialmente a espírito. Assim como palavra latina spiritus
serviu para o contexto teológico para designar a vida enquanto princípio
pensante, anima serviu para o contexto filosófico para designar a vida enquanto
princípio vital.
4. Na origem
latino-portuguesa: A palavra latina anima, -ae é equivalente semântica da
palavra grega [psyché] e, também, significou, primeiramente, sob influência
desta sopro, ar e, posteriormente, princípio vital ; a palavra latina animus,
-i, [que só se distingue em gênero da palavra anima, ae] pode ter Psyché
www.aquinate.net/ciência e fé ISSN 1808-5733 AQUINATE, n°3, (2006), 336-337 337
sido uma quase tradução e transliteração da palavra grega anemos que designa
vento, agitação da alma, paixão , mas traduz semanticamente o que corresponde
ao grego [pneuma] que designa o princípio pensante e se opõe, por um lado, a
corpo e, por outro, a alma. Para distingui-las, podemos dizer que anima, designa
uma parte dinâmica da vida, enquanto princípio vital, no ato de principiar a
vida e animar; animus designa uma outra parte dinâmica da vida, enquanto
princípio pensante no ato de designar uma característica especial da vida e tem
como sinônimos espírito, mente, razão e discurso.
A palavra animus,
sobretudo, do início do período medieval até a Escolástica viria a ser
substituída pela palavra spiritus que corresponde semanticamente à palavra
grega [pneuma] e que significa sopro, vento, respiração, exalação, odor,
espírito, aspiração .
A palavra portuguesa
alma é tradução semântica e gramatical do termo latino anima, e designa
genericamente essência imaterial, capaz de entender, querer e sentir, que unida
ao corpo forma a individualidade, pessoa e especificamente princípio de
movimento, de vida .
A alma e o espírito precisam de um corpo para amar, gozar, morrer e transcender.
A alma e o espírito precisam de um corpo para amar, gozar, morrer e transcender.
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